Apesar do avanço do uso do Pavimento Urbano de Concreto (PUC) em vias públicas no Brasil, engenheiros e projetistas ainda debatem as melhores formas de aproveitamento desse material para obter uma maior fluidez do tráfego nas cidades, extraindo o máximo da durabilidade, segurança e baixo impacto ambiental do material.
Pensando nisso, o engenheiro Eduardo Tartuce, sócio da Mix Design, preparou um painel chamado “Desmistificando o Uso de Macrofibra em Pavimentos de Concreto”, apresentado durante o Concrete Show 2024, principal evento de inovações e soluções para o mercado da construção da América Latina, realizado neste mês de agosto em São Paulo.
O PUC tem ganhado destaque em projetos ao redor do mundo. Aqui no Brasil, cidades como Porto Alegre e São Paulo já adotaram o material para corredores de ônibus, garantindo maior durabilidade diante do tráfego pesado, e em Salvador a aplicação do pavimento de concreto em avenidas principais tem proporcionado uma redução significativa nos custos de manutenção.
O especialista apresentou as possibilidades de concretização com microfibras e macrofibras, com seus diversos tipos e características, e explicou que algumas limitações atribuídas ao PUC não passam de mito.
Visualize a matéria completa no link: https://encurtador.com.br/cFYlX